terça-feira, 9 de março de 2010

A Sabedoria de Cus D´amato Parte 2

Segue agora a segunda e última parte da matéria sobre esse fantástico treinador. O seu legado com certeza ecoará pela eternidade.

**SOBRE A IMPORTANCIA DA FORÇA DE VONTADE:

Quando dois homens estão lutando, o que se observa é mais uma disputa de vontades do que de habilidades, normalmente com a vontade mais forte sobrepujando a habilidade. A habilidade somente vai prevalecer quando a habilidade for tão superior à habilidade do outro homem, que sua vontade não é testada. Quando você vê um lutador ficando cansado, note que ele fica cansado quando a pressão aumenta, após ele estar machucado ou em uma situação difícil, incapaz de tomar o controle da situação. É quando ele começa a ficar cansado. Por isso, quando dois bons lutadores sobem ao ringue, eles estão parelhos, não vão recuar um único centímetro, e estão usando toda sua habilidade e técnica, até que talvez no sétimo, oitavo ou nono assalto, um dos lutadores comece a fraquejar. Isso significa que ele chegou a um ponto onde ele já não pode suportar mais a pressão. Ele agora ficou dominado, Pois quando duas pessoas lutam, são similares a dois exércitos, com um tentando impor sua vontade ao outro.”

**SOBRE COMO MIKE DEU A ELE RAZÃO PARA VIVER:

"Eu digo com freqüência a Mike, "Você sabe, eu devo a você muito," e ele não sabe o que quero dizer. Se ele não estivesse lá, eu provavelmente não estaria vivo hoje. A Natureza é mais espertado do que as pessoas acham. Pouco a pouco nós perdemos nossos amigos com os quais nós nos importamos, e pouco a pouco perdemos nosso interesse até que finalmente nós dizemos que diabos estou fazendo por aqui se não tenho motivos para seguir adiante? Você se acostuma com tudo. Até mesmo a idéia de morrer se torna comum, e a pessoa passa a aceitá-la. Eu acredito que as pessoas morrem porque elas não querem mais viver, elas não tem mais motivação para continuar vivas.Mas eu tenho uma razão com Mike aqui, e ele me dá a motivação. Eu irei viver e irei vê-lo se transformar num sucesso, porque eu não vou partir enquanto isso não acontecer, pois quando eu partir, ele não vai saber apenas lutar, ele será capaz de tomar conta de si próprio. Eu não tenho êxito quando eu faço de um rapaz o campeão do mundo. Eu tenho êxito quando faço deste rapaz o Campeão Mundial e independente de mim."

**SOBRE SER UM PROFISSIONAL:

"Eu acredito que um homem é um profissional quando ele pode fazer o que é necessário ser feito não importa como ele se sinta por dentro. Um amador é um amador na sua atitude emocionalmente. Um profissional é um profissional na maneira que pensa e sente e em sua habilidade de executar ordens sob condições adversas. A habilidade de fazer o que deve ser feito independente da pressão e fazer isso com equilíbrio, sem mostras dos seus sentimentos interiores ou conflitos, se existem, é o que faz um profissional. Isso nada tem a ver com seu conhecimento. Eu posso te mostrar muitos amadores com conhecimento e habilidades muito superiores do que os melhores profissionais."

"Quando você é acertado, é quando você deve permanecer calmo. Um lutador profissional deve aprender como atacar e não ser atacado, e ao mesmo tempo ser empolgante. É disso que é feito o boxe profissional. Você tem que ser esperto, você tem que ser inteligente, e não pode ser acertado, e quando você é capaz disso, você é um lutador."

"Se você pode acertar seu oponente com dois socos, você não deve acertá-lo com apenas um. Vá lá com algumas más intenções. Acredite em si mesmo. Uma pessoa pode sentir quando você não acredita em si mesmo. Prepare sua mente para que você mesmo faça isso.”

**SOBRE O HERÓI E O COVARDE:

"Eu pergunto aos meus garotos, qual a diferença entre o herói e o covarde? Qual a diferença entre amarelar e ser corajoso?  Nenhuma. Apenas o que você faz. Ambos sentem o mesmo. Ambos sentem medo de morrer e de se machucar. O Homem que amarela se nega a encarar o que ele deve encarar. O Herói é mais disciplinado, e ele luta contra esses sentimentos e faz o que deve ser feito. Mas ambos sentem o mesmo, o herói e o covarde. Pessoas que o observam o julgam pelo que você faz, não pelo que você sente."

**SOBRE O PROGRESSO DE MIKE NUM PERÍODO CURTO DE TEMPO:

"O garoto pode fazer tudo que ser um campeão requer, e se ele fizer tudo que ele é capaz de fazer, eu te digo que ele será um dos maiores lutadores de todos os tempos. Como um profissional meu julgamento de um lutador é imparcial, eu nunca permito que meus sentimentos pessoais se envolvam, não importa quanta afeição eu tenha por ele, e eu posso honestamente dizer que eu tenho uma afeição muito grande por ele, e uma admiração, vendo de onde ele veio para onde ele está agora, porque eu sei o que é necessário para fazer o que ele faz e o que ele tem feito. Eu sinto que sou uma parte disso. É quase como observar a si mesmo. Você nunca sabe o quanto você contribuiu para isso, mas o resultado está aí e é bom pensar que você tem algo com isso."

**SOBRE SEU SONHO DE UM CAMPEÃO PESO-PESADO NO TOPO:

"Muitas pessoas que estão no meio do boxe todos esses anos nunca tiveram um campeão, certamente um campeão peso-pesado. É muito improvável que isso aconteça durante toda a vida de uma pessoa. Eu tive Floyd Patterson, e então, aqui, com 76 anos, eu tive sorte de encontrar esse jovem que tem, em minha opinião, todos os requerimentos para se tornar o campeão que tenho certeza que se tornará, talvez, o maior que já viveu."

"Boxe é uma disputa de personalidade e criatividade. O boxeador com maior vontade, determinação, desejo e inteligência é sempre aquele que emerge como vitorioso."
  
**FALANDO COM UM MIKE DE APENAS 13 ANOS SOBRE MEDO:

            "Boxe é um esporte de autocontrole. Você deve entender o medo para que você possa manipulá-lo. Medo é como fogo. Você pode fazê-lo trabalhar por você: ele pode aquecê-lo no inverno, cozinhar sua comida quando estiver com fome, lhe dar luz quando você está no escuro, e produzir energia. Deixe-o fora de controle e ele irá te machucar, até mesmo te matar. O medo é amigo de pessoas excepcionais."

Paz e Luz

0 Comments: