terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para os Lutadores (Frases de renomados treinadores)




Como sou praticante de Muay Thai, nada mais natural do que começar esse blog com um post  sobre o MT. Digito aqui algumas frases ditas Pelo professor Sarawang Siripile e pelo  Ajarn Somboon Tapina, esse último um antigo Ajarn residente na área de Surathani:


~O Prérequisito para um bom lutador é o exaustivo treino técnico (Ajarn Somboon Tapina).
O atleta deve inicialmente ser submetido a um amplo treinamento técnico antes de entrar  em competições. Muitos atletas tentam compensar a falta de técnica com força e instinto.  Uma posição alta, porém, jamais poderá ser alcançada sem boa técnica.

~Para ser um bom lutador, você deve dominar as técnicas básicas, deve estar em excelente  forma física e seguro de si, e não deve ficar nervoso ao entrar no ringue (Ajarn Somboon  Tapina).
Deficiência em uma dessas áreas torna o sucesso em torneios improvável. Por essa razão, o   atleta deve se preparar da melhor maneira possível, para que ele entre no ringue seguro  de suas habilidades.

~Antes de derrotar o oponente, você deve derrotar a si mesmo (Ajarn Somboon Tapina).
Para ter êxito na luta, o atleta deve ter se "torturado" no treino. Isso inclui  preparação técnica intensiva, controle de peso e um estilo de vida apropriado.

~Vencer ou perder não é de suma importância, se você se preparou para lutar da melhor  maneira possível (Ajarn Somboon Tapina).
Treinar duro é a condição para participar de uma luta. Se o atleta deu o seu melhor na  preparação e na competição, ele pode se orgulhar, mesmo se for derrotado.

~Durante a luta ambos os lutadores borrifam água, os dois ficam molhados, entretando, um  menos que o outro. Você deve ser melhor que seu oponente para ficar menos molhado"  (Professor Sarawang Siripile).
Ambos os atletas disparam e recebem golpes em uma luta. Cada atleta deve ter ciência de  que também será acertado.

~Bons lutadores nunca mostram dor (Professor Sarawang Siripile).
~Nenhuma parte do corpo deve enfraquecer ou ficar ferida (Ajarn Somboon Tapina).
Competidores nunca deve mostrar sua dor; caso contrário, a área machucada será  impiedosamente atacada. Além disso, o seu oponente não deve ser capaz de identificar um  ponto fraco, para que ele não explore a situação.

~Você não deve se enfurecer durante uma luta, senão o coração irá disparar, mas os olhos  permanecerão cegos (Ajarn Somboon Tapina)
Um atleta que luta sem controle e concentração estará sempre correndo risco de receber um  contra-ataque.

~Se você perceber durante uma luta que seu oponente é mais forte, Você irá vencer através  dos espectadores (Ajarn Somboon Tapina)
Para a pontuação, o atleta deve apenas passar a impressão de ser o lutador mais forte.  Essa é a razão de alguns atletas sorrirem quando recebem golpes.

~Características de um bom Thaiboxer (Somboon Tapina): 


*Fisicamente forte, duro, sem nenhuma fraqueza;
*Polido, com espírito esportivo;
*Inteligente, estratégico;
*Ataque contundente.

Fonte: Livro "Muay Thai Basics" de Christoph Delp (ttp://www.thaisport.de)

Paz e Luz.

0 Comments: